Sobre o projeto e metodologia

O projeto sofreu mudanças e adaptações quanto a metodologia planejada previamente. Devido a intensa produção de pensamentos e frases, se faz necessária uma intervenção para organizar os pensamentos em versos musicáveis que facilitem a finalização da proposta.

Descrição das etapas:

Em um primeiro momento, ouvimos e executamos a canção de diversas maneiras brincando com as ideias musicais da canção a ser analisada. Depois de feita a apropriação pelas crianças, a letra está assimilada e partimos para a analise com a formação da comunidade investigativa.

A partir do diálogo realizado, há uma seleção de frases interessantes, pensamentos inusitados e conceitos fornecidos pelas crianças para a construção de uma poesia musicável mantendo ao máximo a fidelidade às palavras originais. Com a poesia pronta e aprovada pelos "autores" partimos para a fase final.

Previamente, é feito um planejamento harmônico para facilitar na criação das melodias. Este pré-arranjo não é fechado, simplesmente dá subsidio para facilitar o trabalho junto com o grupo.

Com a canção pronta, é realizado o ensaio e gravação para ser ouvida por todos como um momento de apreciação do trabalho realizado.


Prof. Cecilia Laval
Educadora musical